
Novas tentativas de golpes estão sendo realizadas utilizando o nome da Celesc no Estado. A distribuidora vem recebendo relatos de alguns clientes como grandes indústrias, comércios, serviços e também pessoas físicas, localizados principalmente no Sul de Santa Catarina. A situação mais recente ocorreu em Criciúma.
Em um dos casos, os consumidores receberam um telefonema de
golpistas, que se identificaram como funcionários da 4ª Vara Federal, alegando
que haverá corte de energia dos estabelecimentos comerciais, caso não haja
troca obrigatória dos medidores de energia.
Em outro caso, os clientes recebem SMS como se o remetente fosse
a Caixa Econômica, a qual informa o valor para pagamento de fatura de energia
em débito automático, mediante pagamento por meio de link enviado no corpo da
mensagem.
A fim de prevenir e de evitar possíveis transtornos
originados por golpes, a Celesc reforça o alerta e pede a seus clientes que
estejam atentos a alguns pontos:
● A distribuidora não solicita depósito em conta, não liga
para solicitar dados do consumidor e os serviços são agendados pelo próprio
cliente.
● O e-mail contendo a fatura de energia deve ser o oficial
da Celesc (com o domínio @celesc.com.br);
● O banco arrecadador deve ser o Banco do Brasil e o
beneficiário do pagamento deve ser Celesc Distribuição S.A.
● Os números oficiais do Call Center da Celesc são: 08000 48 0120 (comercial), 08000 48 3232 (ouvidoria) e 0800 64 64 050 (para deficiente
auditivo).
● O atendimento também está disponível de forma presencial
em diversos pontos de Santa Catarina, ou pela internet nowww.celesc.com.br.
● Nunca clique em links suspeitos e, na dúvida, entre em
contato com a Celesc por meio dos canais oficiais de atendimento.