Fumaça encobre céu de Araranguá e região sofre com problema novamente



Desde domingo (14) Araranguá está encoberta por uma intensa fumaça que está incomodando e causando danos à saúde da população.

O motivo principal desta fumaça é a queimada em uma área de turfa, localizada atrás da Capela Menino Jesus de Praga, entre os bairros Coloninha e Arapongas, em Araranguá. No domingo, os bombeiros trabalharam no local das 10 às 19 horas, e na segunda-feira realizaram o monitoramento no local.

E para piorar a situação, na segunda-feira, dia 15, foram registrados vários incêndios em vegetação, lixos e entulhos. Todos provocados pela ação humana.

Com relação ao incêndio na turfa, que já dura três dias e deixa a cidade encoberta pela intensa fumaça, o Portal Agora! apurou que esta situação deverá permanecer até a ocorrência de chuva, devido à queima ocorrer abaixo do solo. e a impossibilidade do uso de caminhões tanque para um combate direto.

O Corpo de Bombeiros de Araranguá se manifestou sobre o caso na manhã desta terça-feira (16).

“Nota de esclarecimento.

Trata-se de um incêndio em turfas. A turfa é o tipo de material orgânico resultante da decomposição da vegetação que se acumula no solo e pode alcançar vários metros de profundidade. Esse incêndio queima de 1 a 2 metros abaixo do solo.

É muito difícil combater esse tipo de incêndio, pois existe uma camada de terra por cima. Ou seja, a queima ocorre por baixo, tornando o local de difícil acesso, não sendo possível chegar com o caminhão e realizar o combate direto.

O Corpo de Bombeiros já esteve no local e todos os pontos do incêndio já foram monitorados. Não existe nenhuma residência próxima e nenhum risco em potencial.

Estamos em constante alerta com os riscos a vidas e patrimônio.

A guarnição de serviço, não está no local permanente, pois devido às demandas ordinárias e a outras diversas ocorrências, prejudicaria a qualidade do atendimento e o tempo resposta.

O Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá segue em alerta.

Em caso de emergência, disque 193″.


(Por Karin Mariana) 


Postagem Anterior Próxima Postagem