Um morador de Araranguá levou um susto ao receber a conta de energia elétrica referente ao consumo de sua casa: a fatura de dezembro consta um valor 342 vezes acima do que ele é acostumado a pagar.
A fatura saltou de R$ 248,44 em outubro para quase R$ 85
mil. A de novembro foi de R$ 98,68.
Na casa, de 64 m², localizada no bairro Coloninha, mora um
casal (um técnico em radiologia e uma enfermeira) com a filha de três
anos. As faturas dos meses anteriores registraram um consumo médio de 258
kwh, mas a atual, registrou quase 91 mil kwh – consumo impensável para
qualquer residência de Araranguá.
“Será que estou pagando a conta pelo loteamento inteiro? Vou ter que vender minha casa para pagar essa conta? Isso é um absurdo, a mídia tem que divulgar”, desabafou o morador, que indignado falou que não fará contato com a Celesc.
O início da implantação do projeto-piloto em Araranguá,
nomeado pela Celesc de “Medição Inteligente de Energia”, está sendo visto com grande
desconfiança pela população. Iniciou sem transparência, devido à forma e falta
de aviso prévio na cobrança do valor do “consumo residual” (diferença entre a
leitura de retirada do medidor e a leitura da última fatura), erros já
admitidos pela Celesc.
A reportagem do Portal Agora! entrou em contato com a
assessoria de imprensa da Celesc. Em nota, a empresa reconheceu mais este
erro e informou que a fatura já foi corrigida e enviada por e-mail ao
consumidor, com o valor real de R$ 160,39.
Confira a nota
"A Celesc reforça que os consumidores desconsiderem as faturas emitidas entre os dias 16 a 19 de novembro A distribuidora identificou 9.375 unidades consumidoras em Araranguá que receberam faturas com cobrança referente a consumo residual. A inconsistência apresentada pelo sistema acarretou problemas em pequena escala de valores indevidos. No caso do consumidor que procurou o Portal Agora, a fatura já foi corrigida e enviada por e-mail, o valor real é de R$ 160,39.
A distribuidora enviará, durante esta semana, novas faturas,
sem a cobrança referente ao consumo residual. Os clientes que já efetuaram o
pagamento serão ressarcidos automaticamente na próxima fatura.
A cobrança foi feita de clientes dos bairros Araponga,
Campinho, Centro, Coloninha, Jardim Cibele, Mato Alto, Morro do Pronto,
Operária, Polícia Rodoviária, Sanga da Areia, Sanga da Toca, Vila São José e
Volta Curta.
A Celesc esclarece que a cobrança do valor residual é
consequência da substituição dos medidores de energia convencionais pelos
medidores inteligentes. A substituição dos medidores está sendo realizada desde
julho, e ocorrerá em toda a cidade.
Quando o medidor é substituído, a diferença entre a leitura
de retirada e a leitura da última fatura gera o consumo residual. Foram esses
valores residuais que foram cobrados nessas 9.375 unidades consumidoras.
A Celesc informa que, por conta de uma inconsistência no
sistema, houve um equívoco na forma de cobrança, e lamenta possíveis
transtornos.
Os valores residuais são referentes a consumo devido, não
pago anteriormente pelos clientes, e precisam ser cobrados, mas essa cobrança
será feita de forma parcelada, com comunicação prévia. Como a troca de
medidores ocorre em todas as unidades consumidoras do município, a cobrança
residual será feita de todos os clientes da cidade. A distribuidora ainda
avalia a partir de quando a cobrança dos valores residuais será feita e em
quantas parcelas será o pagamento.
Como forma de dar segurança a esses 9.375 clientes afetados,
a Celesc também informa que essas faturas não passarão pelas ações de cobrança
até a solução definitiva do problema.
Para dúvidas a respeito da medição da fatura, os clientes
podem entrar em contato com o atendimento da Celesc pelo telefone 08000 48 0120.
Por fim, a distribuidora reforça que a substituição dos
medidores de energia convencionais por equipamentos inteligentes faz parte de
um processo de modernização e trará inúmeros benefícios aos clientes.
Esses novos medidores disponibilizam, por exemplo, dados
sobre a qualidade da energia que chega ao consumidor, permitem a melhor gestão
do seu consumo e perdas, a realização de alguns serviços comerciais de maneira
remota e, ainda, a identificação instantânea de ocorrências na rede elétrica,
dando mais agilidade aos atendimentos.”
(Com informações de Karin Mariana/Portal Agora!)