Ao menos 15 prefeituras da região Sul tem sites invadidos por hacker na última madrugada




Quem acessou os sites das prefeituras de Tubarão e de outros municípios da região como Capivari de Baixo, na manhã desta quarta-feira, dia 1º, foi surpreendido. O sistema da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) foi hackeado e está fora do ar.

O hacker se apresentou com o nome de Shawty Boy e deixou mensagens contra o isolamento social e ainda ameaçou invadir outras prefeituras e chamou os programadores de burros.

"Olá programadores da FECAM, acho que vocês faltaram algumas aulas de PHP na faculdade. Como vocês já são crescidinhos não terão anotação na agenda para seus pais verem, mas levarei a maior parte das cidades de Santa Catarina pro Zone-H. Se preocupem não, as vezes esquecer que o PHP tem mais de um tipo de sintaxe é normal. Tô brincando, é não, vocês são burros mesmo. Abaixo a p* do isolamento, não queremos máscaras e nem distanciamento social. diz a mensagem deixada pelo hacker, que ainda escreveu "#Bolsonaro2022" e assinou como "Shawty Boy, Defacer número 1 do Sul".

A Amurel comumicou sobre o ataque de hackers nesta manhã no sistema da Fecam, e em razão disto, os portais de todos os municípios do Estado estão temporariamente indisponíveis, bem como as plataformas de gerenciamento. 

O Departamento de Comunicação da prefeitura de Tubarão emitiu uma nota esclarecendo o ocorrido. As informações serão divulgadas nas redes sociais da prefeitura.

Confira a nota:

O Departamento de Comunicação / Gabinete do Prefeito, da prefeitura de Tubarão, comunica que o portal do município (www.tubarao.sc.gov.br) está fora do ar desde a manhã desta quarta-feira (01). O problema ocorreu na administração do sistema gerenciado pela Federação Catarinense dos Municípios, ao qual a grande maioria dos municípios catarinenses é ligado.

O setor de TI da FECAM trabalha na solução da situação desde as primeiras horas da manhã e deverá emitir nota oficial em breve, dando conta da razão do problema e dos prazos para o restabelecimento do sistema.


Postagem Anterior Próxima Postagem